HomeBlogEFCsEVIntroLinksSerenõesServiçoContato  
 
 

 

Boletim Metaconsciência Volume II Número 5

 

Por: Cesar S. Machado

 

Revisão: Claudia Machado

 
 
 
   

Com o Projeções da Consciência, o trabalho de Vieira no sentido de divulgar as projeções conscientes ganhou corpo. No mesmo ano seria fundada uma instituição denominada CCC – Centro da Consciência Contínua – agregando vários colaboradores de Vieira, com objetivo de divulgar o fenômeno das projeções por meio de cursos e palestras.

 

 

 
  A pesquisa de Vieira não se limitava ao fenômeno das projeções conscientes, estendendo-se a diversas outras áreas do parapsiquismo (1). No início dos anos 80, Vieira sentiu que era hora de publicar o material que havia organizado e passou a escrever o livro que batizaria Projeciologia. Sua proposta com esse livro era não somente divulgar sua pesquisa, como também servir de base para a criação da ciência Projeciologia. Conforme o autor informa (2), em 11 de janeiro de 1985 ele encerrou as pesquisas bibliográficas que tantos anos e esforços consumiram e, pouco mais de um ano depois, em 31 de janeiro de 1986, foi lançada a primeira edição do livro (3).  

1ª Edição do Projeciologia


A 1ª Edição do livro, publicada em 1986, foi integralmente financiada pelo próprio Vieira, pois, com 928 páginas, seu custo era muito elevado e, no Brasil, por questões culturais, a publicação de livros e o consumo literário eram muito limitados, mesmo quando comparado a outros países da América Latina. Trata-se de um quadro que, diga-se de passagem, pouco mudou ao longo desses 25 anos. A fim de dar ampla divulgação do livro, essa primeira edição foi integralmente doada pelo autor para bibliotecas e pesquisadores de todo o mundo. Também receberam exemplares colaboradores de Vieira, assim como alunos de seus cursos e pessoas interessadas no assunto.

   
 

A 1ª Edição foi publicada nas oficinas da Editora Universalista de Londrina, Paraná (4). O livro foi estruturado em 17 capítulos, cada qual formado por subitens ou minicapítulos relacionados ao tema do capítulo. No total são 475 minicapítulos numerados sequencialmente além de um minicapítulo introdutório, não numerado. Vieira aplicou o máximo de detalhismo quanto às referências bibliográficas do livro, de tal forma que cada minicapítulo tem suas próprias referências.

 

No 473º minicapítulo, o autor faz uma longa e detalhada descrição da extensa revisão bibliográfica que realizou durante 20 anos. A leitura desse último capítulo dá ao leitor uma ideia mais clara da imensidão que foi essa tarefa.  O autor informa que pesquisou um total de 46 mil obras editadas em 18 diferentes idiomas a fim de chegar à relação de 1907 obras citadas na bibliografia.

 
     
 

Conteúdo do Projeciologia

 
 

 

 
Anterior 1234567 Próxima
     
 
Siga por RSS
 
     
 
© 2011 Metaconsciência